Blog 100 História : JOANA D’ARC

JOANA D’ARC




JOANA D’ARC
Em 6 de janeiro de 1412, nascia Joana D’Arc (1412-1431). A francesa é considerada heroína na Guerra dos Cem Anos, travada entre França e Inglaterra no século 15. Com apenas 12 anos, Joana alegou ter ouvido vozes de anjos que lhe encorajavam a ajudar na expulsão dos ingleses do território e aos 17, viajou até o castelo real e passou a lutar na guerra. Contudo, pouco tempo depois, a jovem foi presa por adversários de Carlos VII e entregue aos ingleses. Julgada e condenada, foi queimada em praça pública, acusada de herege e feiticeira por um tribunal eclesiástico. Em 1920, Joana foi beatificada e hoje é Santa Padroeira da França.

Introdução
Entre 1337 e 1453, a França duelava com a Inglaterra em seu território em batalhas que ficaram conhecidas como a Guerra dos Cem Anos. Nesse período, mais precisamente em 1412, nascia na Lorena a camponesa Joana d’Arc. Arrebatada por uma intensa religiosidade e por uma determinação inabalável, ela acreditava que libertar a França do jugo inglês era a sua missão divina. Para o professor Juliano Custódio Sobrinho, da Universidade Nove de Julho (Uninove), a questão heroica envolvida na história, o pano de fundo da guerra, os conflitos na Baixa Idade Média e a crise do poder feudal são boas justificativas para usar o filme.

Indicação cultural
A tomada de Reims por Joana D’Arc e Carlos VII (1h22m50s a 1h39m35s). Cena em que Carlos é coroado às pressas (1h46m48s a 1h49m03s). Também a decisão de Joana, logo em seguida, de rumar para Paris e continuar sua jornada (1h52m03s a 1h58m27s).


Veja como usar a história de Joana D’arc para explicar aos alunos os conflitos da Idade Média:
A guerra dos cem anos foi motivada por questões de relações feudais e pela ambição da Inglaterra na prosperidade da França. A Inglaterra tinha um poder militar superior a França. No entanto, o nacionalismo francês, sobretudo o de conotação religiosa de Joana D`arc fez a França resistir por cem anos. Hoje, França e Inglaterra são duas grandes potências econômicas e política na Europa Ocidental.

por Lipe Lundorf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHERES AFIRMAM TER FILHOS COM ETS

Um grupo de mulheres dos EUA dizem que tiveram filhos por alienígenas e descrevem o encontro com os extraterrestres como os melhores ...