R$ 600 milhões, contrato de 2019 a 2024, distribuição seguindo o modelo
da Premier League, fim dos jogos às 22h e cláusula 'anti-Corinthians'
para evitar a concentração de jogos de apenas um clube na televisão.
Esse é o pacote que o canal Esporte Interativo discute com os dirigentes
para superar a Rede Globo e assegurar os direitos de transmissão em TV
fechada do Brasileiro por seis temporadas.
Conforme mostrado pelo ESPN.com.br, uma reunião na última quarta-feira, no Rio de Janeiro, deixou um acordo mais próximo entre as partes.
Segundo
apurado pela reportagem, sete times "se comprometeram" a avançar nas
conversas e passarão a tratar a partir da próxima segunda-feira dos
detalhes do acordo a ser assinado por eles.
Para isso, os seus
departamentos jurídicos já foram convocados. Grêmio, Inter, Santos,
Fluminense, Coritiba, Atlético-PR e Bahia fazem parte do grupo que
mantém negociações mais adiantadas.
O Sport, que marcou presença no primeiro encontro, fechou com a Globo, de acordo com informações de mercado.
Ainda
podem reforçar o bloco o Flamengo e o São Paulo, que chegaram no fim da
reunião para conhecer as cifras e o modelo colocados na mesa e ficaram
de estudar a proposta da emissora. A entrada dos dois é considerada
fundamental dentro da estratégia adotada pelo EI para assegurar os
direitos do Brasileiro.
Em caso de sucesso, ela passaria a
contar, assim, com nove clubes dentro de um universo de 20 na Série A.
Ainda mais importante, distribuído entre regiões diferentes: Rio Grande
do Sul (Grêmio e Inter), Paraná (Coritiba e Atlético-PR), São Paulo (São
Paulo e Santos), Rio de Janeiro (Fluminense e Flamengo) e Bahia
(Bahia).
Com praticamente metade dos membros da primeira divisão,
seria relativizado um possível imbróglio que surgiria com o confronto
entre seus clubes e outros que fecharam com emissoras concorrentes.
Corinthians, Vasco e Botafogo estão apalavrados com a Globo, por exemplo.
Atualmente,
o valor pago pela atual detentora dos direitos do campeonato para a
transmissão em TV fechada corresponde a 3% do total desembolsado com as
cotas anuais.
Esse foi o segundo encontro entre os cartolas e o Esporte Interativo.
Existe
o consenso de que o modelo vigente está desgastado. Entre as mudanças
propostas, está o rateio do dinheiro seguindo os critérios da Premier
League: 50% de forma igualitária, 25% de acordo com desempenho técnico e
outros 25% a partir da audiência. Esse foi um pedido das equipes, que
bateram o martelo também no total a ser dividido: cerca de R$ 600
milhões.
Elas ainda debateram outros tópicos como o número de
jogos a serem transmitidos por rodada, se eles seriam televisionados
para suas respectivas praças, o fim do horário das 22h, maior poder de
decisão e redução da distância entre os times com mais partidas na TV e
os demais.
Foi mencionada a relação direta entre os patrocínios e a visibilidade oferecida.
Até aqui, as negociações acontecem em conjunto, mas os contratos, se assinados, serão individuais.
A
expectativa é de que os acordos venham a ser sacramentados em até 15
dias. Alguns clubes ainda teriam de submetê-los aos seus Conselhos
Deliberativos e, por isso, necessitam de um pouco mais de tempo.
Ao
todo, 18 times carregam contrato com a Globo até 2018: Corinthians, São
Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo,
Grêmio, Inter, Atlético-MG, Cruzeiro Coritiba, Atlético-PR, Goiás,
Bahia, Vitória e Sport.
ESPN
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