Ola meus amigos eu sou Lipe Lundorf e hoje é sexta feira e como todos sabem é dia de uma historia de horror , hoje vamos falar desse personagem assustador do folclore brasileiro
a famozinha Matita Pereira entidade que assombra quem maltrata a natureza e o próximo, essa entidade é lendária e conhecida por muitos já foi até citada em musica de Elis Regina e Tom Jobim - ÁGUAS DE MARÇO
''bem, ouvindo o repertório do Jobim encontramos um nome no mínimo desconhecido e estranho. Na música "Águas de Março" tom canta ... Caingá, candeia é o matita pereira...; Tom também titula um álbum com o nome "Matita Perê", um álbum fantástico e pouco conhecido, já que não é muito comercial infelizmente. Enfim... mas o que realmente significa Matita Perê, Pereira...???
Se você digitar o nome no google logo logo irá descobrir que Matita Perê é um pássaro. Ok!! legal.... mas o que realmente é interessante é que este pássaro deu origem (muito provavelmente) a lenda do Saci Pererê.... Isso sim é que realmente despertou a minha curiosidade.
O Matita Perê é uma ave neotropical parente do cuco usurpador de ninhos alheios (ele deixa seus ovos para serem chocados junto aos ovos da ave dona do ninho). O pássaro saci tem um canto muito característico e aparentemente assustador. Os índios acreditavam que o Saci era um pássaro possuído (pelo espírito de um menino que foi assassinado pelo tio) e sempre temeram seu canto. ''
Agora vamos a lenda
Não existe consenso a respeito de matita pereira ser um pássaro ou uma velha ou saci Perere. O fato é que Matita possue um assobio inconfundivel, que o caçador ao ouvir não tem dúvidas de ser ela. Matita, segundo a lenda sai a noite sobrevoa a casa daquele que zombou dela ou que a maltratou durante o dia, assombrando e assustando as criações de animais ou cachorros. Matita gosta de mascar tabaco, um ponto fraco usado por aqueles que querem descobrir a identidade de Matita. Segundo a lenda, quando alguém ouve o assobio de Matita na mata logo grita bem alto: "Vem buscar tabaco!". no dia seguinte, nas primeirs horas da manhã Matita bate a porta da pessoa para buscar o tabaco prometido. A pessoa se assusta e logo procura um pedaço de fumo para ofertar a Matita, caso a pessoa não der, matita volta a noite para assombrar a casa não deixando ninguém dormir.
Algumas lendas contam que caçadores que encontraram matita no meio da mata, descreveram matita como uma mulher velha com cabelos compridos e despenteados e que tem o corpo suspenso, flua com os braços levantados. Quem a ver fica paralizado de pavor.
Uma outra lenda a respeito de Matita Pereira, diz que quando Matinta pressente sua morte, elasai vagando pela noite e gritando: "quem quer? Quem quer?, quem responder "eu quero", fica coma maldição de virar Matinta.
por : Lipe Lundorf
Muito interessante.vamos aproveitar esse conceito. Obg um abraço
ResponderExcluir