Blog 100 História : HORROR, zumbis do Haiti

HORROR, zumbis do Haiti





A história dos Zumbis haitianos: mais assustadora que a ficção

Ritual Vodu no Haiti. Origem africana, como o candomblé brasileiro

As histórias de Zumbis, que tiraram o sono de tantos jovens desde a década de 50 parecem ter sido totalmente desmistificadas nos últimos anos. Hoje, mais do que em qualquer outra época anterior, filmes, seriados, livros e até o mundo da moda abordam o assunto de forma bem-humorada e até jocosa.

Porém, as histórias reais que deram origem a estas lendas são muito mais assustadoras do que poderíamos imaginar.

As lendas dos Zumbis nasceram de rituais executados por Feiticeiros Vodu, uma religião de origem africana que alcançou seu ápice com os escravos haitianos durante a época colonial no Caribe.

Diz a lenda que os feiticeiros Vodu tinham o poder de ressuscitar os mortos de suas tumbas, fazendo-os obedecer à suas vontades.

Durante as primeiras décadas do século XX, alguns "Zumbis" foram fotografados vagando pelo Haiti, trabalhando como escravos em fazendas de cana-de-açúcar, servindo cegamente seus Mestres Vodu.
Wade Davis, o polêmico antropólogo e etnobotânico canadense que ousou desvendar os mistérios do Vodu.

Convido a todos para essa intrigante investigação: há zumbis no Haiti.

Houve pelo menos um caso, de um cidadão haitiano que foi declarado morto, enterrado, e voltou do túmulo.

Processo de zumbificação:

Como é que uma vítima se transformar em um zumbi? Quem realiza o ritual e como é vodu envolvido em zombificação? O que acontece depois que um se torna um zumbi, tanto física como psicologicamente?
A bokor aparentemente usa pó seco do peixe baiacu, para zumbificar suas vítimas, Diodon hystrix (baiacu)

Um dos processos mais fascinantes e intrincados em Vodu haitiano é zombificação, que revive o recentemente morto, zumbis sem alma. Como parte da religião Vodu, os bokors (feiticeiros vodus haitianos) têm o poder de criar os zumbis e controlá-los. Os métodos exatos e misturas utilizadas variam entre os bokors, mas o processo do povo Haitain segue o seguinte padrão geral. Alguns processos zombificação usam o sangue e cabelo de suas vítimas, além de usar bonecas vodus, enquanto outros envolvem uma mistura cuidadosamente preparada chamado de "coup de poudre" ("mistura de pó"), feito de ervas místicas, restos humanos, e partes de animais. Administrar esta mistura nas vítimas pode variar, como por meio de ingestão, injecção, ou mesmo um dardo ("O Bokor e a mágica do pó").

Uma vez que a mistura foi feita pelo bokor e administrada na vítima, ela começa a ter efeito sobre o corpo. A vítima torna-se imóvel, tem um batimento cardíaco incrivelmente fraco, e sua respiração é drasticamente reduzida dentro de alguns minutos para que a vítima pareça morta. Enquanto estiver neste estado-assemelha-se à morte, a vítima ainda está plenamente consciente dos arredores, mas não pode expressar-se. Uma vez levado para o hospital e declarado morto pelo médico, o corpo aparentemente sem vida será enterrado em um túmulo logo após a morte (no Haiti isso acontece rapidamente, porque o calor e a falta de câmaras frias, impedem que se conserve o cadáver).

O veneno preparado está enterrado, junto com o cadáver, no terreiro do bokor por dois dias.

Depois que o corpo é enterrado, o bokor entra no túmulo e desenterra o corpo. Isto acontece dentro de oito horas do enterro porque caso contrário a vítima vai morrer de asfixia. Em seguida, o bokor executa um rito vodu antigo onde ele ou ela captura a alma da vítima, ou a parte mais essencial dela. Ele ou ela (bokor homem ou mulher) pode fazer isso, porque a capturará no prazo de sete dias imediatamente após o enterro do cataléptico, enquanto "sua alama ainda está pairando sobre o cadáver", ou ainda espalhando o veneno na forma de uma cruz no limiar da porta da vítima. De qualquer maneira, este o bokor separa a alma da vítima e produz dois tipos complementares de zumbis: o zombi espírito (o zumbi sozinho: o ange bon ti) e o cadaver zombi (o zombi da carne, que é composto de o n'ame, o ange gros bon, eo z'etoile)
Em seguida, ele retém a parte espírito zombi da alma (ou zombi astral) em um pequeno jarro de barro ou algum outro recipiente comum, substitui com algo que possa fazer com que o Bokor controle o corpo. Este recipiente está escondido em um lugar secreto conhecido apenas pelo bokor e finalmente é envolto em uma peça de roupa da vítima ou alguma outra posse pessoal.

Depois de um dia ou dois, a bokor então administra uma mistura alucinógena chamada de "pepino de zumbi" que revive a vítima e é usado para manter o zumbi em um estado de confusão mental, submisso ("The Bokor e Pó Mágico"). Neste estado, o zumbi não pode falar, não tem memória, e não mais se assemelha à sua personalidade humana no passado. Como resultado, o zumbi é fácil de controlar e o bokor pode usar o zumbi como escravo para o trabalho agrícola e construção. Os zumbis estão completamente sob a regra do bokor que os fez e, consequentemente, trabalharão como escravos até o bokor morrer. Uma vez que eles são liberados a partir de seu trabalho escravo, os zumbis podem finalmente regressar à sua aldeia, casa ou local de sepultamento, para morrer.

Uma das principais preocupações no folclore a respeito zumbis haitianos é o ato de se alimentar com sal um zumbi. Enquanto zumbis geralmente não são particularmente perigosos, dando-lhes sal voltará seus sentidos e restaurará a sua personalidade. Isso vai levar os zumbis a atacar o bokor que os criou ou para regressar ao seu local de enterro para a sua morte final.

Algumas histórias ao longo do século XX reforçam esta teoria: Em 1962, o haitiano Clarvius Narcisse foi declarado morto e enterrado na pequena vila de L'Éstere. Porém, em 1980 retornou ao local com uma surpreendente história: Após receber uma dose de "Pó Zumbi", foi reanimado por um feiticeiro, que o manteve sedado com drogas derivadas da planta alucinógena "Datura", fazendo-o trabalhar durante anos como escravo em uma fazenda. Seu mestre explicou que ele havia sido trazido de volta da morte como uma punição por atos que cometera durante sua vida.
Clarvius Narcisse
Seria ele um "Ex-Zumbi" ?

@Lipe Lundorf

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