Blog 100 História : REISADO OU FOLIA DE REIS

REISADO OU FOLIA DE REIS

Olá amigos europeus, sul americanos , norte americanos , asiaticos e africanos, espero que vocês estejam gostando das postagens do nosso blog.|Aqui no Brasil após o dia 25 de Dezembro , começa a peregrinação das folias de reis, nas grandes cidades esse ritual cultural quase não existe mais porém no interior ainda existem as amedrontadoras folias de reis com palhaços amedrontadores , reis magos e soldados do rei Erodes.
Vou contar nessa primeira postagem a origem da folia de reis e logo após na próxima postagem contarei uma lenda nobre a folia milenar dos reis magos.

Boa leitura


**REISADO OU FOLIA DE REIS**
O Reisado foi introduzido no Brasil-Colônia pelos portugueses no século XIX. É um espetáculo popular das festas de Natal e Reis, cuja ribalta é a praça pública, a rua, mas as vezes pode ser apresentado em residências.
Folia de Reis, ou Reisado, ou ainda Terno-de reis, constitui um dos mais originais folguedos folclóricos. É uma folia conhecida em Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, desde alguns anos, na Guanabara. No interior, é uma dança do período natalino em comemoração ao nascimento do Menino Jesus e em homenagem aos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mira, que representam as três dimensões de Cristo (realeza, divindade e humanidade).
Esta festa tem sua origem primária na Festa do Sol Invencível, comemorada pelos romanos e depois adotada pelos egípcios. A festa romana era comemorada em 25 de dezembro (calendário gregoriano) e a egípcia em 6 de janeiro. No século III, ficou estabelecido que dia 25 de dezembro se festejaria o nascimento de Cristo e 6 de janeiro, dia dos Reis.
A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos.
O reisado é composto de 4 a 6 mascarados que dão vida, hilaridade e rebuliço à brincadeira. Eles também devem proteger o Menino Jesus e confundir os soldados de Herodes. Acrobatas e declamadores, representam os soldados perseguidores do Menino. O reisado tem ainda: rei, mestre-sala, alferes, a burrinha, o boi, o Jaraquá, a arara, o caipora, a ema, etc. Muitos outros personagens podem aparecer, dependendo da região em que esta festa é realizada. Todos acompanham uma bandeira, estandarte da folia, um quadrado de madeira com a Adoração dos Magos, ornamentada com flores e espelhos, carregada pelo alferes.
Uma orquestra de violas, banjos, violões, zabumba, triângulo, pandeiros, maracás e sanfonas pulsam na regularidade de um organismo. Seus acordes servem de orientação as vozes e ordenam a evolução do espetáculo. O tempo da toada é circular, um convite ao desprendimento mundano e a busca de uma aliança com o divino. A paleta acorda o cavaquinho para ressoar um som que deve agradar o ouvido dos santos. A história narrada por intermédio de cantos são contadas por um solista e um corro responde a ele uníssono por repetidas vezes. Os cânticos de chegada e de despedida, são os mais belos da música folclórica nordestina:
"Bateu asa e canto o galo
Meia-noite deu sinal
Acendeu mais ume vela
Hoje é noite da natal
etc.
Boa-noite, boa-noite
Boa-noite eu lhe desejo
Sou filho do Padre Eterno
Devoto da Mãe da Deus
Vinte e cinco de dezembro
Reza-se e ladainha
Pra tomar café com bolo
E comer arroz com galinha".
Todos os integrantes da Folia de Reis, interpretam e contam suas histórias, tanto serpenteando as estradas no interior, como as praças urbanas. Esta é uma expressão máxima de religiosidade e devoção.
O bando de foliões ainda, na região rural, batem de porta em porta brindando os amigos com sua energia e contagiante alegria, além do espetáculo, é claro, que se constitui de uma peça teatral cantada, com entremeios cômicos. Depois, os integrantes do reisado, em uma onda desordenada, vão espraiando-se pelas ruas. Na desordem deste delirante entusiasmo, vislumbra-se uma alegria carnavalesca. É um espetáculo excitante!
Versões mais modernizadas do reisado, acrescentam novas figuras ao seu culto secular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHERES AFIRMAM TER FILHOS COM ETS

Um grupo de mulheres dos EUA dizem que tiveram filhos por alienígenas e descrevem o encontro com os extraterrestres como os melhores ...