Blog 100 História : Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire na pratica.

Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire na pratica.

ua prática didática fundamentava-se em assimilar o estudo fazendo uso da realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante - uma educação que se assemelha a uma linha de produção de uma fábrica -.
Como ocorre no ENEM vs os vestibulares tradicionais, um com contextualização e outro não.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, pelo modo de ensino democrático.

Na área de educação democrática ou libertária, existe a escola da ponte em Portugal.

"Uma escola democrática, para todos, em que se dá protagonismo ao aluno". Assim como segue igualmente muito do pensamento apresentado pelo brasileiro Paulo Freire. A escola não tem paredes internas para separar os alunos de acordo com a idade ou série. Esses, por sua vez, se agrupam de acordo com a área de interesse a ser pesquisada, independente da faixa etária.

O vídeo de uma youtuber que visitou o local, e explica mais a fundo seu funcionamento. https://youtu.be/l5IRbgjxpS0

A escola encontra-se numa área aberta. Os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem. Não há salas de aula mas sim espaços de trabalho, onde não existem lugares fixos. Essa subdivisão foi substituída, com vantagens, pelo trabalho em grupo heterogéneo de alunos. Do mesmo modo, não há um professor encarregue de uma turma ou orientador de um grupo.

Os orientadores estão organizados por dimensões não havendo matérias pré-definidas, mas sim áreas de conhecimento:

Artística
Identitária
Linguística
Lógico-matemática
Naturalista
Pessoal e Social

Ou seja, há um horizontação de papéis e uma autonomia do estudante. Formado por uma coletivização de regras e uma democracia participativa entre pais, professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHERES AFIRMAM TER FILHOS COM ETS

Um grupo de mulheres dos EUA dizem que tiveram filhos por alienígenas e descrevem o encontro com os extraterrestres como os melhores ...