Blog 100 História : Paganismo da igreja católica

Paganismo da igreja católica



Muitas das suas doutrinas adotadas pela Igreja de Roma foram fruto da ambição de poder, temporal e espiritual, dos bispos de Roma, e do sincretismo da Igreja Católica com a cultura romana e grega pagã do século V, após o Cristianismo ter se tornado a religião oficial do império, sendo invadido por massas de pagãos que trouxeram com eles o hábito de venerar imagens. Com isso, o "panteão de deuses" dos romanos foi sendo gradualmente substituído por um "panteão de santos", mantendo-se consigo a essência do paganismo.


Assim como no panteão romano de deuses havia um deus da paz, um deus da da guerra, outro do amor, um da força, outro da sabedoria, e assim por diante, da mesma forma na Igreja Católica Romana passou a haver um "santo" responsável por cada uma destas coisas, além de muitas outras categorias. Assim como muitas cidades romanas tinham um deus específico para ela, também a Igreja Romana providenciou "santos padroeiros" para as cidades. 

Os templos pagãos também foram modificados convenientemente, mas mantidos, bem como as suas imagens de escultura, cujos nomes foram apenas modificados, porque a essência daquele povo romano não poderia ser assim retirada do dia pra noite. O Partenão, templo ateniense da deusa grega Atena, foi dedicado a Maria, no século VI. O mesmo aconteceu com vários outros templos pagãos. Todo o paganismo romano, que envolvia “santos”, imagens e falsas doutrinas, foi em grande parte absorvido pelo Catolicismo, que tomou para si a essencia do paganismo romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHERES AFIRMAM TER FILHOS COM ETS

Um grupo de mulheres dos EUA dizem que tiveram filhos por alienígenas e descrevem o encontro com os extraterrestres como os melhores ...