Blog 100 História : Dia das bruxas:Asteróides ou travessuras

Dia das bruxas:Asteróides ou travessuras







A principal atração do Dia das Bruxas deste ano não vai ser nenhuma festa à fantasia. Um asteroide bem grande descoberto há alguns dias está perto de passar pela Terra a uma distância não vista em uma década – e isso vai ocorrer bem na noite do dia 31 de outubro.

O asteroide, chamado 2015 TB145, foi descoberto no dia 10 de outubro por astrônomos com ajuda do telescópio Pan-STARRS. O objeto mede entre 280 e 620 metros de diâmetro, então é bem grande – mais ou menos o tamanho de um arranha-céu. Se não bastasse isso, ele também está se movendo a uma velocidade de 35 quilômetros por segundo (12,600 km/h), que a NASA descreve como “extraordinariamente alta”.

Quando o 2015 TB145 estiver próximo da Terra no dia 31 de outubro, ele estará a uma distância de 0,0032 AU, ou 1,3 distâncias lunares. Isso dá cerca de 479.000 km. Será o objeto a sobrevoar mais próximo da Terra desde 2006, quando o asteroide NEO 2004 XP14 voou a 1,1 distâncias lunares. Depois da passagem pelo Dia das Bruxas, a próxima vez que veremos um objeto tão próximo da Terra será em agosto de 2027, quando o NEO 1999 AN10 vai voar a cerca de 1 distância lunar da Terra.

A NASA diz que o 2015 TB145 vai passar com segurança pela Terra e continuará sua órbita excepcionalmente excêntrica e inclinada – o que pode explicar porque ele só foi descoberto há alguns dias.

Durante o sobrevoo, o asteroide vai atingir uma luminosidade de magnitude 10, e por isso deve ser observado por astrônomos com telescópios. Ele será visto com mais facilidade no hemisfério norte, mas a lua minguante da noite diminuirá relativamente o brilho no momento. [NASA e iTelescope via Gizmag]


                                                                                        Lipe Lundorf Silva


''Rezem", diz diretor da Nasa sobre aproximação de asteroides

O diretor da Nasa (agência espacial americana), Charles Bolden, tem um conselho sobre o que fazer se um grande asteroide estiver a caminho da Terra: rezar. Isso é praticamente tudo o que se poderia fazer neste momento se asteroides ou meteoros desconhecidos estivessem em rota de colisão com o planeta, afirmou ele a legisladores na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A projeção fatalista ocorre enquanto a Nasa pede que o governo americano financie programas para detecção e desvio de objetos celestiais próximos da Terra.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/rezem-diz..,965e5eeb5f78d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Nasa explica como pretende desviar asteroides da Terra

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/nasa-ex..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MULHERES AFIRMAM TER FILHOS COM ETS

Um grupo de mulheres dos EUA dizem que tiveram filhos por alienígenas e descrevem o encontro com os extraterrestres como os melhores ...